terça-feira, 20 de abril de 2010

Aurora Miranda - 95 anos!!

Aurora Miranda (1915-2005) entrou para a história da Música Popular Brasileira em 1933, ano em que fez sua estréia como cantora e gravou sei primeiro disco. A cantora iniciante já emplacava um sucesso, "Cai, Cai Balão", marcha de Assis Valente em que ela é acompanhada pelo maior cantor de então, Francisco Alves. A dupla agradou e ainda deixou registradas mais duas músicas. Aurora já produzia sucessos, gravando no ano seguinte Cidade Maravilhosa, de André Filho (que também canta com ela). Essa música é entoada até hoje e virou o Hino oficial da Cidade do Rio de Janeiro.
Talvez, hoje, poucos lembrem de sua criadora quando citam o Rio como Cidade Maravilhosa ou simplesmente cantam a música.
Seu talento foi tamanho e se mostrou logo de início que qualquer comentário maldoso sobre seu sicesso se dever à irmã famosa, Carmen, morreu antes de surgir. A garota era bamba! Ponto para a família Miranda, que tinha duas grandes cantoras profissionais e ponto para a nossa música que, de uma família, recebia dois grandes e diversos talentos. Carmen extrovertida, contagiando alegria e Aurora com seu repertório de sambas românticos, até sentidos, e sua voz deliciosa. E que voz! Muito agradável de se ouvir, melodiosa, afinada.

É desnecessário dizer que ela foi uma das mais poderosas cantoras dos anos 30, na verdade a segunda mais poderosa, com salários e contratos ímpares. E o que mais nos deixa encantado é o fato de que ela sempre soube o que quis e agiu como queria. Sempre colocou a família em primeiro lugar, acima de sua gloriosa carreira e foi extremamente feliz ao se casar com Gabriel Richaid, que seria seu companheiro por 50 anos. A partir de então, a familia passou a ser o foco principal de Aurora que não descuidou de sua carreira e ainda fazia notáveis trabalhos.

Eu tive o prazer de conversar com ela algumas vezes. Sempre ela foi muito educada, simpática e atenciosa, do mesmo jeito como eu a imaginava ouvindo suas gravações. Sempre cantava para mim e me deixava feliz. Eu ligava para ela e avisava tratar-se de seu "fã do Ceará".

Embora não tendo conhecido pessoalmente, Aurora Miranda passa a ser como uma figura íntima minha e de vários jovens fãs. Suas canções a tornam nossa amiga e, até confidente. Sempre a citamos intimamente pelo primeiro nome, numa forma carinhosa de trazê-la perto.

À ela, o meu sincero carinho e admiração!


Toque de Amor – Samba de Floriano Ribeiro de Pinho. Com Francisco Alves. Disco Odeon 11.018-B, Matriz 4675. Gravado em 22 de maio de 1933.




Se a Lua Contasse – Marcha de Custódio Mesquita. João Petra de Barros no coro do refrão. Disco Odeon 11.074-B, Matriz 4733. Gravado em 21 de outubro de 1933.




Cidade Maravilhosa – Marcha de André Filho. Com André Filho. Disco Odeon 11.154-A, Matriz 4901. Gravado em 04 de setembro de 1934.




Sem Você – Samba de Sylvio Caldas e Orestes Barbosa. Disco Odeon 11.111-A, Matriz 4792. Gravado em 01 de março de 1934.




Câmbio de Amor – Samba de Custódio Mesquita e Paulo Orlando. Disco Odeon 11.165-B, Matriz 4888. Gravado em 07 de agosto de 1934.




Nego, Neguinho – Samba-Canção de Custódio Mesquita e Luís Peixoto. Disco Odeon 11.227-B, Matriz 5023. Gravado em 27 de abril de 1935.




Ano Novo – Marcha de Custódio Mesquita e Zeca Ivo. Disco Odeon 11.292-A, Matriz 5174. Gravado em 23 de outubro de 1935.

















Um comentário:

  1. Bonita Homenagem, me correspondi com Dona Aurora durante muito tempo... Uma pessoa muito interessante!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...