quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

ESTRELAS DE OUTRORA, parte2

Algumas das músicas e estrelas citadas no segundo capítulo da minissérie Dercy de Verdade.


Trepa no Coqueiro
Embolada de Ary Kerner Veiga de Castro
Gravada por Mário Pessoa em 1929




Na Serra da Mantiqueira
Canção de Ary Kerner Veiga de Castro
Gravada por Gastão Formenti em 1932




Disso é que eu gosto
Chorinho de Luís Peixoto e Vicente Paiva
Gravado por Carmen Miranda em 1940
















Alda Garrido foi estrela de nosso teatro desde os anos 10. Em 1919 gravou uma única música em disco Odeon Record, Rude Franqueza, modinha que servia de resposta à canção Franqueza Rude, gravada por Mário Pinheiro, ambas alfinetavam o sexo oposto. Ao lado de Américo Garrido, seu esposo, fez parte de Os Garridos, onde se apresentavam em teatros com repertório caipira, uma das especialidades de Alda. Mas, como seu talento era vasto, ela também se sobressaiu na comédia. Também foi casada com o compositor Custódio Mesquita.
No cinema, protagonizou o drama Dona Xepa, de 1959.




Maria Vidal que, como Dercy, vendia perfumes às colegas, foi atriz de prestígio no cinema, rádio, teatro e na tv. Era uma das principais comediantes de seu tempo.
Entre seus sucessos no cinema está A Pensão da Dona Estela, de 1956. Trabalhou em várias rádios, inclusive, na Rádio Nacional.
Em 1930, ao lado do cômico Pinto Filho,Maria Vidal gravou um registro histórico: a versão original de Lua Branca, de Chiquinha Gonzaga, que, composta em 1912 para a burleta Forrobodó, chamava-se Sá Zeferina, era dialogada e .... tinha versos cômicos. Uma bela oportunidade para se conhecer a interpretação original.












Beatriz Costa era a famosa estrela portuguesa que fazia sucesso na Europa e no Brasil, querida nos dois lados do Atlântico. Aqui, teve companhia própria, gravou alguns discos e fez representações antológicas ao lado de Oscarito, no teatro.



















Aracy Côrtes, no final da década de 30, era o grande nome do teatro musicado. Fez algumas aparições no rádio, inclusive na Rádio Nacional, onde tinha um programa com Barbosa Junior.





Fontes:
Arquivo Nirez
in memorian: http://is.gd/yq6b25

Um comentário:

  1. Sublime e Nobre essas são as palavras certas para definir essa página. Blog essencial, além de seguir esta linkado no meu espaço e estou sempre visitando. Que bom se NÓS brasileiros valorizássemos mais nosso passado tão glorioso...

    Estou vendo Dercy com muito prazer, era o minimo que a TV Globo poderia fazer a esta espetacular atriz.

    Sugiro ao Vcs que façam uma matéria sobre Luz Del Fuego que foi mencionada ontem na série, Luz foi outra que viveu maus momentos...

    Abração

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...