quinta-feira, 16 de agosto de 2012

ZEZÉ FONSECA, 50 anos de saudade




Há 50 anos, também em uma quinta-feira, dia 16 de agosto de 1962, falecia a cantora e rádio-atriz
Zezé Fonseca.
Maria José González Fonseca nasceu em 1915, no dia 05 de agosto. Estudou canto no Instituto de Música do Rio de Janeiro e foi uma das pioneiras dos programas de auditório no rádio, participando do Programa Casé (o primeiro programa de auditório do rádio brasileiro), desde o seu surgimento em 1932, onde era colega de Sônia Barreto, Noel Rosa e Pixinguinha.




Também foi atriz de teatro, atuando em peças como Uyara, de 1933, ao lado de Laura Suarez e Roberto Vilmar. Com Procópio Ferreira, atuou na peça Deus lhe pague, de Joracy Camargo.
Atuou também ao lado de Elza Gomes.

Nos anos 30 ainda gravou vários discos, inclusive em dupla com Breno Ferreira.
Com o surgimento da Rádio Nacional, ela passou a integrar o cast de rádio-atriz, sendo considerada a melhor por vários anos.

Um de seus maiores sucessos no rádio foi a novela Em busca da felicidade, de 1941, a primeira transmitida no Brasil. Ela deu vida à personagem Anita de Montemar, que sofria por ter que dividir seu marido, Alfredo Medina, com Carlota. O drama de Anita comoveu milhares de rádio-ouvintes, que choravam com os infortúnios da heroína.




Dona de uma bela e aveludada voz, Zezé Fonseca viveu um intenso romance com o cantor Orando Silva durante a década de 1940. Ela ainda viria a ser locutora e jornalista, produzindo reportagens e também programas femininos.

Em 1962, em seu aniversário no dia 05 de agosto, faleceu a atriz Marilyn Monroe. Nesse mesmo dia, porém, em 1955, Carmen Miranda falecia. Nessa época, Zezé morava sozinha, em Copacabana. Na noite do dia 16 de agosto, também uma quinta-feira, os vizinhos notaram fumaça saindo de seu apartamento. Quando os bombeiros arrombaram a porta, o local estava tomado pelo fogo e o corpo de Zezé, carbonizado, estava no chão. Por incrível que possa parecer, seus três cachorros se salvaram. O apartamento estava cheio de jornais e revistas. Foram levantadas hipóteses de suicídio, porém, a causa mais provável tenha sido acidente, com o gás do fogão.



Com seu falecimento, como bem descreveu um jornal da época, se encerrava o período do rádio-teatro, da rádio-novela, da magia que o rádio proporcionava com suas intérpretes e histórias envolventes.
Zezé Fonseca foi a mais bela e fiel representante desse tempo.





Algumas gravações de Zezé Fonseca:

Põe a Chave Embaixo...
Marcha de Assis Valente
Acompanhamento da Orquestra Columbia
Disco Columbia 22.179-B, matriz 381.392
Lançado em janeiro de 1933




Mulato Cheio de Bossa
Samba de Sílvio Pinto e Milton Musco
Acompanhamento da Orquestra Columbia
Disco Columbia 22.179-B, matriz 381.393
Lançado em janeiro de 1933




Êta Caboclo Mau
Marcha carnavalesca de Joubert de Carvalho e Luís Martins
Zezé Fonseca canta com Breno Ferreira
Acompanhamento da Orquestra Columbia
Disco Columbia 22.184-B, matriz 381.432
Lançado em janeiro de 1933








Agradecimento ao Arquivo Nirez






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...