quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Datas do dia 05 de dezembro

05 de dezembro de 2012,
esse dia marca os seguintes eventos de personagens da nossa MPB:


HELENA PINTO DE CARVALHO
75 anos de Saudade



















A cantora Helena Pinto de Carvalho foi uma das pioneiras do Rádio Paulistano. Gravou poucas, mas, importantes músicas, além de ter sido a primeira cantora cuja imagem e voz apareceram em um filme musical, o pioneiro Coisas Nossas, de 1931. Aliando à sua carreira no rádio, ela também exercia a função de funcionária pública e tinha no marido, o engenheiro Paulo Pinto de Carvalho, seu grande incentivador.
Helena faleceu em 05 de dezembro de 1937, em São Paulo, aos 29 anos de idade, vitimada por um ataque cardíaco fulminante.


JAYME REDONDO
60 anos de Saudade

O cantor, compositor e ator Jayme Redondo iniciou sua carreira na Rádio Educadora Paulista, em meados da década de 1920. Em 1927, produziu, dirigiu e atuou no filme Flor do Sertão.Teve composições gravada por Helena Pinto de Carvalho e outros artistas de destaque. Ele mesmo começou a gravar em 1929. No seu repertório há versões, como Apenas um Gigolô (Justa a Gigolo), que seria regravada anos depois por Marlene Dietrich.
Jayme Redondo faleceu em 05 de dezembro de 1952, aos 62 anos, em São Paulo.


MARTINEZ GRAU
49 anos de Saudade

Compositor e maestro, Martinez Grau era considerado um excelente regente e harmonizador. Compôs óperas, operetas, revistas e trechos populares, sempre com grande sucesso. E
Entre os intérpretes que gravaram suas músicas estão: Margarida Max, a estrela do teatro de revista dos anos 20, em gravação antológica; Rachel de Freitas; Januário de Oliveira; Arnaldo Pescuma; Gastão Formenti e Francisco Alves.
Martinez Grau faleceu em 05 de dezembro de 1963, em São Paulo.


BAHIANO (MANUEL PEDRO DOS SANTOS)
142 anos

Há 142 anos, nascia Manuel Pedro dos Santos, o famoso e querido Bahiano, pioneiro das gravações brasileiras.
Ele nasceu em 05 de dezembro de 1870, em Santo Amaro da Purificação (BA).


BLECAUTE (OTÁVIO HENRIQUE DE OLIVEIRA)
93 anos

Blecaute foi um dos grandes cantores dos anos 40 e 50. Entre seus grandes sucessos estão, Dia dos Namorados e Maria Candelária.
Ele nasceu em 05 de dezembro de 1919, em Espírito Santo do Pinhal (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...