sábado, 22 de dezembro de 2012

Datas do dia 22

O dia 22 de dezembro marca o falecimento de vários vultos importantes da MPB.
Vamos a eles:




AURORA MIRANDA
Há 07 anos falecia a cantora Aurora Miranda, um dos maiores nomes de nosso rádio e disco. Depois de sua irmã, Carmen Miranda, Aurora foi a cantora que mais gravou durante a década de 1930.
Nascida em 20 de abril de 1915, Aurora Miranda faleceu no Rio de janeiro aos 90 anos, em 22 de dezembro de 2005.

ALMIRANTE
Considerado A Maior Patente do Rádio, Henrique Foréis Domingues, mais conhecido como Almirante, desempenhou as mais variadas funções artísticas, como cantor, compositor, produtor, locutor, pesquisador... Sua importância para a história da MPB é importantíssima, tanto por sua carreira como cantor e compositor, como por suas pesquisas, mantendo vivo os grandes nomes de nossa música do passado.
Nascido em 19 de fevereiro de 1908, Almirante faleceu no Rio de Janeiro em 22 de dezembro de 1980, aos 72 anos.

KLÉCIUS CALDAS
Começando sua carreira de compositor por volta de 1940, Klécius Caldas comporia vários sucessos que seriam gravados pelos grandes nomes da MPB como Francisco Alves e Dalva de Oliveira.
Estudando na Academia Militar do Realengo, chegou ao posto de general de brigada do Exército Brasileiro.
Klécius Caldas nasceu em 06 de maio de 1919, e faleceu no Rio de Janeiro em 22 de dezembro de 2002, aos 83 anos.

ZÉ CARIOCA (ZEZINHO)
O músico José do Patrocínio Oliveira até hoje é mais lembrado por ter inspirado Walt Disney a criar o famoso papagaio Zé Carioca, quando fazia parte do Bando da Lua nos Estados Unidos, acompanhando Carmen Miranda. Porém, bem antes disso, ela já era um músico bastante conhecido, tocando vários instrumentos (violão, cavaquinho, banjo), e usando o nome Zé Carioca. No início de sua carreira, no final dos anos 20, em vários discos seu nome aparecia como Zezinho. E, dessa forma, soubemos que ele acompanhou, ao lado de Petit, Chaves, Napoleão e do Maestro Gaó, vários nomes de peso como: Elsie Houston, Helena Pinto de Carvalho, Januário de Oliveira.
Zé Carioca nasceu em 11 de fevereiro de 1904, em Jundiaí (SP), e faleceu em Los Angeles (EUA), em 22 de dezembro de 1987, aos 83 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...