domingo, 28 de julho de 2013

COPO AMERICANO - 100% Brasileiro

http://www.anavidro.com.br/


Sempre que pensamos na tradicional imagem de um bar com cachaça, cerveja gelada ou um café quentinho (puro ou com leite), visualizamos a imagem do inconfundível Copo Americano.

Já sendo parte do cenário de bares, padarias e até nossas casas, esse utensílio faz parte da nossa história desde 1947.

http://mnda.com.br/



Apesar do nome, ele é totalmente brasileiro.

Ainda nos anos 40, o empresário Nadir Figueiredo (São João Del-Rei, Minas Gerais, 1891 – São Paulo, SP, 10 de abril de 1983) decidiu produzir copos de vidros em nosso País. Ele se inspirou em copos que, na época, era unicamente produzidos nos Estados Unidos. Daí o nome do copo. Porém, o modelo que Nadir desenhou e desenvolveu foi completamente voltado para os costumes do Brasil.

A fabricação começou em 1947, de forma manual, nos mais tradicionais padrões de vidro artesanal, com o operador colhendo o vidro incandescente no forno, usando uma cana e o depositando na forma que lhe dava o visual final. Nesse processo, eram produzidos dois copos por minuto. Na época, isso era um avanço.

O produto caiu no gosto do público e, com o crescente número de vendas, foi preciso inovar na produção. Em 1948, com máquinas, a produção chegava a trinta copos por minuto. Um grande progresso.

Com o aumento de qualidade e quantidade, o passo seguinte era consolidar o Copo Americano como predileto entre as pessoas. Para que isso acontecesse, e elevá-lo a condição de preferido por bares e restaurantes, a empresa utilizava o fator de plena oferta e ótima relação de custo x benefício.


blogs.estadao.com.br



www.nadir.com.br



Por volta de 1965, a produção chegava a sessenta copos por minutos e, em 1972, a cem copos. Em 1983, dobrou, com duzentos copos por minutos. Em 1996, 380 copos.
Atualmente, a empresa passou a fabricar de 420 para 480 copos por minutos.

Ícone do design brasileiro (reconhecido entre os melhores do Brasil), o Copo Americano já faz parte de nossa história.

Em 2009, ele foi exposto no MOMA (Museu de Arte Moderna), de Nova York, como símbolo do design brasileiro, cujo mérito se deve ao empresário Nadir de Figueiredo.


Curiosidades

  • O Copo Americano tem várias utilidades, como medidas em receitas de bolos e medidas de sabão em pó.


  • Em Belo horizonte, é conhecido como copo lagoinha. Acredita-se que esse apelido se deve pelo copo ser muito utilizado na zona boêmia de Belo Horizonte, conhecida como Bairro Lagoinha.


  • No mercado atacadista ele é conhecido apenas como copo ou 2010 (seu código de referência interna, do fabricante Nadir Figueiredo S/A).



  • A empresa Nadir Figueiredo Indústria e Comércio S/A começou em 1912 como uma oficina de máquinas de escrever e equipamentos elétricos. Ao longo de sua história passou a produzir objetos de utilidades domésticas, principalmente produzidas em vidro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...